Com certeza você já se deparou com o nome Bluetooth durante o dia a dia. Mas você realmente entende o que é e como ele funciona?
Se não, fique tranquilo! Este guia é exatamente pra você!
Presente em uma variedade de dispositivos – desde smartphones até outros eletrodomésticos, o Bluetooth está cada vez mais presente em nossas vidas.
A seguir você descobre tudo sobre a tecnologia e como aproveitá-la ao máximo, vem comigo!
Bluetooth é uma tecnologia sem fio que utiliza frequências de rádio para estabelecer conexões diretas e seguras.
Em celulares, ele permite a conexão com vários dispositivos, como fones de ouvido, caixas de som e outros equipamentos, proporcionando praticidade e flexibilidade no uso diário.
O Bluetooth é seguro, especialmente desde a versão BLE 2.1, onde a criptografia se tornou obrigatória após o emparelhamento dos dispositivos.
Vale lembrar que, enquanto os dispositivos estiverem conectados, eles realizam micro-mudanças em suas frequências, o que evita uma invasão fácil.
Ou seja, reforçando ainda mais sua segurança!
No entanto, assim como qualquer outra tecnologia, o Bluetooth também apresenta algumas vulnerabilidades em potencial, podendo ser um ponto de acesso para roubo de dados ou identidade.
Por outro lado, os celulares e notebooks oferecem algumas configurações que permitem ao usuário limitar as conexões.
Dessa forma, evite habilitar conexões automáticas com aparelhos desconhecidos e conecte-se apenas a dispositivos que você tem certeza que conhece.
Assim você sempre estará seguro!
A tecnologia Bluetooth possui vantagens incríveis! Dentre elas, se destacam:
Incrível, né? Além disso, ele também é uma conexão muito estável, e dificilmente apresenta oscilações.
Como nem tudo são flores, essas são algumas limitações que o Bluetooth apresenta:
E claro, não podemos deixar de mencionar que o processo de pareamento entre dispositivos Bluetooth pode ser complicado e frustrante às vezes.
Além disso, eles podem ter um pequeno atraso (delay) na reprodução de sons e imagens, então é importante procurar bons produtos com as menores taxas de latência.
Apesar de precisar de potências maiores para funcionar, o Wi-Fi foi a tecnologia adotada pela maior parte do mercado.
Dessa forma, a indústria fabricou roteadores, modems, torres de telefonia, entre outros, que formaram a infraestrutura praticamente do mundo inteiro.
Ao mesmo tempo, com a chegada dos smartphones (celulares), os mesmos naturalmente foram feitos para se conectar via Wi-Fi, já que era a tecnologia dos modems e roteadores.
Ativar o Bluetooth é um processo bastante simples e fácil na maioria dos dispositivos. Veja como ativar:
Pronto! Agora é só escolher qual dispositivo você deseja se conectar.
Para ativar e conectar o Bluetooth em um dispositivo Android, siga estas etapas:
Lembre-se que os dois aparelhos precisam estar com a tecnologia Bluetooth ativada para se conectarem.
Para ativar e conectar o Bluetooth em um iPhone, siga estas etapas:
Após isso, é só tocar no nome do dispositivo com o qual você deseja se conectar.
O Bluetooth foi desenvolvido pela primeira vez em 1989 pela empresa sueca Ericsson. A intenção era criar uma tecnologia de rádio de curto alcance para facilitar a comunicação entre dispositivos.
Ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu e se tornou um padrão global para a conexão sem fio de dispositivos.
O Bluetooth foi criado inicialmente por Nils Rydbeck. Rydbeck e sua equipe foram responsáveis pela invenção e desenvolvimento inicial do “short-link” rádio, que mais tarde seria conhecido como Bluetooth.
O nome Bluetooth foi inspirado no Rei Dinamarquês Harald Blatand, que ficou conhecido por unir tribos dinamarquesas anteriormente inimigas.
Da mesma forma, a tecnologia Bluetooth “une” diferentes dispositivos para permitir a comunicação entre eles.
Enquanto o Bluetooth é usado para conectar dispositivos próximos, como fones de ouvido ou teclados a um dispositivo principal.
Já o Wi-Fi é usado para conectar dispositivos a uma rede de internet, permitindo o acesso à web, streaming de vídeo, download de arquivos e muito mais!
Não, não é necessário ter uma conexão com a internet para ligar ou usar o Bluetooth. Ele é uma das únicas tecnologias que permitem a comunicação direta entre dispositivos próximos, sem a necessidade da internet.
Sim, você pode deixar o Bluetooth do seu celular sempre ligado. No entanto, isso pode consumir mais bateria do dispositivo.
Outros dispositivos eletrônicos que utilizam a mesma banda de frequência (2,4 GHz) podem causar interferência no Bluetooth. Isso inclui Wi-Fi, micro-ondas e até mesmo controle remoto.
O Bluetooth consome energia, mas não tanto quanto outras funções do celular, como Wi-Fi ou a tela com brilho máximo.
No entanto, deixar o Bluetooth ligado o tempo todo vai fazer com que a bateria acabe mais rapidamente.
O Bluetooth 5.4 é a versão mais recente da tecnologia. Lançada em Fevereiro de 2023, ela traz melhorias no alcance, na velocidade e na capacidade de transmissão de dados.
“Apaixonado por fones de ouvido! Meu hobby começou com um fone de presente e se transformou em uma jornada profunda pelo mundo do áudio.”
Hoje, fundador do Sound Bests, desenvolveu o espaço 100% dedicado a compartilhar sua experiência e conhecimento com outros entusiastas do som.
Nota de Transparência
Mantemos uma parceria com a Amazon. Quando você compra algo através de nossos links, recebemos uma comissão. Fazendo isso você nos ajuda a manter o site e os nossos servidores ativos sem implicar qualquer gasto adicional na sua compra!
SoundBests ® 2024 – Todos os Direitos Reservados
Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.