Um lado do fone Bluetooth parou de funcionar? Veja o que fazer!

Assim como todo equipamento eletrônico, os fones de ouvido bluetooth não são imunes a problemas técnicos!

E talvez o mais comum deles, é quando um dos lados do fone para de funcionar.

Então se você está passando por isso agora, a seguir vamos te mostrar um passo a passo prático para você resolver agora mesmo. Vem comigo!

Sumário (Navegue aqui)

1. Verifique se o problema está mesmo nos Fones

O primeiro passo é verificar se o problema está mesmo nos fones ou na conexão do celular.

A maneira mais eficaz de verificar isso, é testar seus fones em um dispositivo diferente, como o celular ou notebook de um amigo.

Então pode haver dois cenários possíveis:

  1. Se em outro celular ou notebook os fones funcionarem, então o problema pode estar na sua conexão, ou no seu celular;
  2. Se no outro celular (ou Notebook) ele continuar com o mesmo problema, então é quase certo que a falha está nos próprios fones.

Formas alternativas de verificar:

Outra forma de verificar é olhando a lista de dispositivos Bluetooth conectados.

Entre nas configurações de Bluetooth do seu celular ou notebook e abra a lista de dispositivos conectados.

Se o nome do seu fone aparecer simultaneamente na lista de dispositivos conectados e na lista de dispositivos disponíveis, isso pode ser um forte indicativo de que o problema está nos fones.

Pois em condições normais, o nome do seu fone deveria aparecer apenas em uma dessas listas.

Ainda assim, eu recomendo você verificar o próximo passo para confirmar o problema.

2. Resolvendo o Problema nos Fones

Agora se o problema está nos fones, as etapas a seguir vão te ajudar a resolver 99% dos casos. Confira:

1. Veja se os fones estão carregando normalmente: Se um deles não carregar, pode ser que o local de conexão entre o fone e o estojo esteja sujo. Nesse caso, limpe a conexão do estojo e do fone com um cotonete e álcool isopropílico, seque e veja se voltou a carregar.

2. Despareie os fones: Comece indo à lista de dispositivos conectados e remova os seus fones da lista.

3. Desligue os fones: Cada modelo tem uma maneira específica de fazer isso, mas geralmente você pode desligá-los pressionando simultaneamente os botões de ambos os lados, ou até mesmo guardando os fones no estojo de carregamento.

4. Ligue os fones novamente: Depois, ligue os fones novamente (pressionando os botões simultaneamente ou tirando da caixinha).

5. Sincronize os fones: Antes de conectar os fones ao celular, é necessário sincronizá-los. Cada modelo tem uma forma específica de fazer isso, alguns reconhecem automaticamente, enquanto outros requerem que você pressione os botões por alguns segundos.

6. Repareie seus fones: Depois de sincronizar os fones, você pode retornar à lista de dispositivos Bluetooth do seu celular ou notebook. Encontre o nome dos fones e conecte-os novamente ao seu aparelho.

OBS: Observe que agora após conectar o nome permanecerá apenas na lista dos dispositivos conectados, mostrando que foi solucionado o problema.

Prontinho! Agora muito provavelmente o seu fone de ouvido deve estar funcionando!

Caso contrário, realmente pode ser um defeito físico ou até mesmo uma falha do produto. Nesses casos, a melhor solução é comprar um fone novo, especialmente se o seu era muito antigo ou de qualidade duvidosa (muito barato).

3. Verifique se o problema não é apenas uma questão de volume

Em alguns casos, o problema pode ser tão simples quanto um desequilíbrio no volume entre os dois lados dos fones de ouvido. Pois em alguns modelos é possível abaixar ou aumentar o volume de cada lado individualmente.

Para verificar isso, você pode usar os comandos de toque em seus fones de ouvido ou até mesmo mensagens sonoras (voz ou bip). Enfim, cada modelo tem seu próprio método para ajustar o volume.

Uma maneira prática de conferir essa questão, é através do aplicativo correspondente que a maioria dos fones de ouvido Bluetooth oferece para dispositivos móveis.

Ao abrir o aplicativo, geralmente você encontra as configurações de volume nas seções de Configuração, Acessibilidade ou Áudio.

Depois verifique se o volume do fone de ouvido que está apresentando problemas. Se estiver no mínimo, basta aumentá-lo.

Muitas vezes, o volume dos fones de ouvido é indicado por uma barra horizontal. Verifique se essa barra de áudio está centralizada, o que indica que o volume está igual nos dois fones de ouvido.

Se não estiver, ajuste-a para garantir que ambos os lados estejam no mesmo nível de volume.

4. Verifique se os fones estão em modo Mono ou Estéreo

Como muitos fones de ouvido são controlados por toque ou botões, é possível ativar acidentalmente o modo Mono em um dos lados, levando à percepção errônea de que há um defeito.

Para você entender melhor:

  • Modo Estéreo: Permite que a música ou o áudio seja reproduzido nos dois fones ao mesmo tempo.
  • Modo Mono: Por outro lado, o modo Mono permite que você use apenas um dos fones, concentrando toda a música ou áudio em um único lado (esquerdo ou direito).

Ou seja, se um lado do fone parou de pegar de repente, pode ser apenas uma questão de configuração. Para verificar, acesse as configurações do fone e verifique se o Mono está ativado, se sim, troque para o Estéreo.

Novamente, uma maneira prática de fazer isso é pelo aplicativo correspondente ao seu fone de ouvido, disponível para dispositivos móveis.

5. O defeito pode ser físico

Agora, se o fone que parou de funcionar não estiver exibindo o indicador LED, com falhas na sincronização, ou sem emitir os barulhos de liga e desliga, é bem provável que haja um defeito físico.

Isso pode acontecer devido a quedas, impactos ou após muitos anos de uso.

Nesse caso, somente uma assistência técnica especializada poderá resolver o problema, especialmente se o fone ainda estiver na garantia.

Mas se o fone não estiver mais na garantia, o melhor é investir em um novo par de fones, principalmente se os seus eram muito antigos ou baratos.

6. Resolvendo o problema no celular ou notebook

Embora seja raro, o problema também pode estar no celular ou notebook. Se você suspeitar dessa possibilidade, a primeira coisa a se fazer é reiniciar o dispositivo.

Se isso não resolver, verifique se há atualizações pendentes do sistema operacional (Android ou iOS).

No caso de um problema no notebook ou PC, aproveite para conferir se os drivers de áudio estão atualizados.

Se todas essas atualizações não resolverem o problema, a última alternativa seria entrar em contato com o suporte da marca do celular para obter ajuda.

Conclusão

Ufa! Agora eu tenho certeza que uma dessas causas deve ter resolvido o seu problema ou pelo menos ajudado a identificar o que está acontecendo.

Aqui no Sound Best você encontra muito mais conteúdos como estes, práticos e direto ao ponto!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

“Apaixonado por fones de ouvido! Meu hobby começou com um fone de presente e se transformou em uma jornada profunda pelo mundo do áudio.”

Hoje, fundador do Sound Bests, desenvolveu o espaço 100% dedicado a compartilhar sua experiência e conhecimento com outros entusiastas do som.

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, visite Política de Privacidade e Termos de Uso.